quarta-feira, 30 de maio de 2018

Relato de uma Conversa de dois Adolescentes do Colégio Francês


Hoje sentei-me para almoçar aqui nas Amoreiras, e ao meu lado sentaram-se uma rapariga e um rapaz, para aí de 16 anos, do colégio francês. Ele é o Domingos e ela não sei, mas fala de maneira afectada e cheira-me que começa por F. Vou arriscar Francisca. 

A “Francisca” estava preocupada porque tem andado com um rapaz da escola e até passam tardes juntos no jardim e trocam muitas mensagens, mas ela achou que já chega de brincadeiras (porque com 16 anos já não se vai para novo) e fez-lhe um ultimato: “Ou isto avança ou não vamos a lado nenhum”. O rapaz disse que queria ir com calma, fazer as coisas bem, até porque agora no Verão quase não se vão ver e deve ser muito complicado.

O Domingos achou que ele tinha razão, mas fez uma observação super válida: “Se ele não fosse tanto ao ginásio, tinha mais tempo para estar contigo”. Neste momento quase pensei em intervir, mas passei a bola à “Francisca”, que respondeu o que todas responderíamos: “Mas eu não quero que ele vá menos ao ginásio!” (inserir emoji com cara de sacana). Portanto, todos percebemos em silêncio que o rapaz não quer namorar com ela, mas ela estava tranquila, ATÉ PORQUE…. vai passar um mês a França e toda a gente sabe que os franceses têm óptimas baguetes.

Já o Domingos, vai andar por Portugal. Quer dizer, apetece-lhe ir ao Brasil, mas ainda não tem a certeza se vai. Ele vai quase de borla, porque voa com os pilotos e sempre que viaja fica instalado nas embaixadas portuguesas. A embaixada portuguesa em França é um palácio e ele tem 10 mordomos. A “Francisca” não gosta destas manifestações de mania das riquezas, diz que a irritam. I feel ya. Ele, por outro lado, acha que está a deslumbrá-la com esta conversa.

Entretanto, ele vai a Vilamoura para casa de um amigo que tem TRÊS andares (a casa, não o amigo), depois vai correr os festivais e depois vai para a sua casa no Ribatejo que ele acha que tem 10 quartos, mas não tem a certeza. Normal, eu às vezes também não me lembro se a minha casa tem uma ou duas casas de banho. A piscina dele tem 4 metros de profundidade, mas eles desistiram da piscina porque “gasta-se muito dinheiro”. Tinha mais um palácio, que era da avó, mas venderam. Devem ter estourado o lucro na manutenção da piscina.

Se calhar ainda vai a França também. Fiquei com a ideia de que ele quer saltar para cima da “Francisca”. Coitado, ela tem um que não a quer; OBVIAMENTE não vai ligar nenhuma ao Domingos, que está disponível.

Estes betinhos de Lisboa…. Se isto fosse em Cascais, eu ficava a saber que o Domingos ia ao Boom e já tinha um stock de gotas e cogumelos, a “Francisca” ia passar um mês a Bali para se encontrar a si própria, mas na realidade ia passar o mês no Single Fin a sacar australianos e no final de contas estava mesmo a namorar com o gajo do ginásio, iam acabar por casar e ter 5 filhos: A Caetana, o Santiago, o Benjamin, a Pilar e a Mercedes. Ela lançaria uma marca de bikinis giros a 350€ cada e ele ia passar a gerir os negócios duvidáveis da família enquanto sustentava um vício de coca e putas.

E tudo estava certo no mundo.