quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Estereótipos



*Imagem tirada do site www.deviantart.com
No outro dia parti o visor do iPhone a ver a Casa dos Segredos (sim, eu disse-o, estava a ver a Casa dos Segredos). Nestas alturas o meu cérebro atrofia e perco metade da minha coordenação motora, o que leva a acidentes diversos. Desta vez foi o iPhone que caiu.

Nas lojas de verdade pediram-me 139€ para arranjar aquilo. What?! Está bem que eu tenho um iPhone, mas ainda estou a pagá-lo porque sou pobre. Tinha de arranjar uma solução mais económica. 

Graças à maravilha que é o Facebook, recebi várias sugestões e arrisquei a que me pareceu a melhorzinha. Fui ao Centro Comercial Babilónia (passo a publicidade – sabe-se lá se ainda ganho um crédito vitalício nas lojas de telemóveis) na Amadora. Aquilo é incrível: trinta mil milhões de lojas iguais de venda e reparação de telemóveis e coisas que tais. Todas de indianos. Após exaustiva prospecção lá escolhi aquela que me fez o preço mais barato (adorava poder dizer o nome, mas não me lembro). Em meia hora tinha o iPhone arranjado (será que se disser iPhone muitas vezes também ganho alguma coisa?) e já estava despachada. Tenho de referir que, nos entretantos, passei por quatrocentas mil lojas de produtos de cabeleireiro que, para além dos mesmos, vendiam ainda bebidas alcoólicas (???!!!).

Isto levou-me a pensar no crescente domínio do Oriente no nosso país. É que, para além dos indianos, eu ADORO as lojas dos chineses. Sabem há quanto tempo não compro uma roupita na Zara? Estou rendida aos chineses. Quando não há nada para fazer (que infelizmente tem sido costume por estes lados) lá vou eu às Marias ou ao Hiper Cascais. Aliás, num destes dias fiz, com umas amigas, um dos programas mais divertidos de sempre: Fomos ao Hiper Cascais experimentar vestidos de noiva (sim, também os têm). Folgo em dizer que até eram giríssimos e bastante em conta.

E saio sempre de lá a pensar “Ninguém sabe que o que eu tenho vestido é do chinês”. Aposto que é o que toda a gente pensa. Ahah! Mentira! Toda a gente sabe, porque andam todas com coisas do chinês! Eu agora ando na rua, feita detective, a ver quem ainda tem um pingo de orgulho e quem já se rendeu à moda barata. Aquelas sandálias com grandes solas com que as miúdas andam hoje em dia: TODAS DO CHINÊS! Sorry, girls…

Mas não há que ter vergonha. Aliás, é com muito orgulho que digo: Chineses para me vestirem e indianos para me arranjarem as coisas electrónicas! E ainda tenho as brasileiras, que me arranjam as unhas e me fazem a depilação melhor que ninguém! Viva!

4 comentários:

  1. Sei q provavelmente foi sem intençao pareceu me um bocado racista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que levar as coisas na brincadeira...Ainda por cima foi tudo em tom de elogio.

      Eliminar
  2. Corrigir o Sr. Xavier que isto de racista não tem nada, nem de xenófobo, que seria o que pretendia dizer.

    Mas adiante,
    vou andar de olho no Hiper Cascais... ;)

    Ass: Minetauro

    ResponderEliminar
  3. Adoro o blog, parabéns :)
    Só um pequeno reparo.. Há 3 motivos principais para as coisas nas lojas dos chineses serem tão baratas:
    1 - são quase exclusivamente fabricadas por mão de obra infantil, ou em situação sub-humanas (em muitos casos os trabalhadores dormem debaixo da bancada em que trabalham e são pagos valores absurdamente baixos, às vezes abaixo dos 2 dolares/dia sendo efectivamente escravos)
    2 - matérias primas de péssima qualidade, sendo que a grande maioria não passa em testes de qualidade ou resistência (aquele cheiro caracteristico da roupa que vendem, principalmente das malhas, vem precisamente das fibras (péssimas) que eles usam para coser tudo). As coisas não duram, não aguentam lavagens e ficam com péssimo aspecto num instante.
    3 - o governo chinês tem um protocolo com o nosso governo que estipula que um cidadão chinês que queira abrir uma loja em Portugal tem 5 anos de isenção de impostos. Se tu, eu ou qualquer outra pessoa tuga quiser abrir um negócio, teremos de pagar uma montanha de impostos e licenças, ao passo que eles simplesmente vão alterando o nome da pessoa responsável de 5 em 5 anos (geralmente para um familiar) e acabam por nunca ter de pagar absolutamente nada.
    Não quero dar qualquer lição de moral, e percebo o atractivo dos preços que eles praticam, mas não consegui deixar de alertar para estas coisas..
    Continua com os textos, está a ficar um blog bem giro ;)

    ResponderEliminar